sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O que é METABOLISMO?




1- O que é?

A nutricionista especialista em esportes Janaina Goston esclarece que o metabolismo humano é o conjunto total das alterações físicas e químicas que ocorrem no organismo. “A transformação do alimento em energia, a formação de novos compostos como hormônios e enzimas, o desenvolvimento dos ossos e do tecido muscular, a destruição dos tecidos do corpo e vários outros processos fisiológicos fazem parte do metabolismo”, diz. Também especializado na mesma área, Dr. Mohamad Barakat escolhe uma abordagem ainda mais simples e acessível para explicar o tema. “Existem várias abordagens científicas para explicar o que é metabolismo. Podemos entender por metabolismo como sendo a taxa de calorias que o corpo queima para se manter vivo”, explica.

2 - Engrenagens fundamentais

Para entender o funcionamento desta máquina é fundamental ter claro dois processos: anabolismo e catabolismo. “Anabolismo é a construção, a formação de compostos. O catabolismo é o processo destrutivo que envolve a desintegração de compostos em componentes mais simples”, detalha Janaina. “Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos de jejum ou doença. Mas se o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha peso”, completa a nutricionista. Outra especialista consultada pela revista, Gisele Barbieri, acrescenta: “A digestão e a renovação celular são processos catabólicos enquanto que o crescimento e a síntese de proteínas são processos anabólicos”. Quando anabolismo e catabolismo estão em equilíbrio, o organismo está em homeostase. A manutenção do peso entra exatamente no ajuste desses dois processos.

3 - O que afeta?

Dr. Mohamad Barakat lista – em ordem de importância – os oito fatores que mais têm impacto sobre o metabolismo: tecido muscular, frequência das refeições, nível de atividade, escolha dos alimentos, hidratação, genética, estresse, produção e função de hormônios. A nutricionista Gisele acrescenta que idade, peso, sexo e temperatura também podem interferir no processo. “O metabolismo basal, taxa de calorias que o corpo utiliza durante o repouso, diminui a partir dos 60 anos”, diz ela. “Nos períodos mais frios o organismo necessita de mais energia para manter-se aquecido”.

4 - Falha no sistema

A eficácia com que o organismo gasta energia varia.

“Esses indivíduos apresentam muito cansaço, pouca capacidade de perder peso e sono muito longo”, exemplifica Gisele Barbieri. Essas alterações resultam de uma combinação de fatores, como o desequilíbrio entre dieta e atividade física. “Sedentarismo e dietas malucas atrapalham muito o metabolismo”, conta Dr.Barakat. “Ingerir só alimentos de baixo teor calórico não é eficaz para o emagrecimento. No início, o organismo vai estar com um metabolismo mais alto e haverá perda de peso, mas com o passar do tempo o metabolismo diminui e a dieta passa a não surtir efeito”, descreve. O profissional explica que isso acontece porque nosso organismo possui uma espécie de mecanismo de defesa que entende que se a oferta de alimentos ou de água está baixa é preciso acumular! Gisele ressalta ainda que exames – TSH, T3 e T4, insulina, glucagon, triglicerídeos, colesterol total e frações – são essenciais para diagnosticar o problema.

5 - Rápido demais

Dificuldade de ganhar peso é a principal característica de quem possui um metabolismo que trabalha de forma acelerada. “Indivíduos que expressam fisicamente magreza nítida, podem comer de tudo e não engordam. Mais ainda, que emagrecem por qualquer motivo: gripe, falta nos treinos, intervalo grande entre as refeições, uma semana estressante no trabalho. Para muitos essa frase soa como um sonho mas na maioria das vezes, os indivíduos com essa característica se queixam porque existe a dificuldade de ganhar massa muscular. “Homens, em geral, com este biotipo são extremamente insatisfeitos com sua imagem corporal”, diz a especialista Janaina Goston. Segundo a nutricionista a maioria das pessoas com esse perfil tem também dificuldade de ingerir várias refeições ao longo do dia. “Quem tem esse perfil precisa cuidar da alimentação e da suplementação”, frisa.
Pessoas que possuem o metabolismo acelerado nunca devem tentar reduzir o ritmo do próprio organismo. “Isso seria um pecado!”, completa o médico Dr. Mohamad Barakat.

6- Acelere a máquina

É possível dar uma mãozinha para o metabolismo trabalhar de acordo como o seu objetivo. Para isso é preciso adequar o anabolismo e o catabolismo. Barakat brinca com os conceitos chamando-os de torneira e ralo, respectivamente. “Para ganho de massa precisamos abrir a torneira e fechar o ralo, ou seja, devemos incrementar o anabolismo e bloquear o catabolismo”. Em outras palavras é necessário fornecer mecanismos para que os músculos possam se desenvolver e impedir que eles sejam reduzidos durante a atividade física. Alimentar-se corretamente, manter um intervalo de três horas entre cada refeição, dar prioridade a alimentos protéicos, ricos em creatina como a carne, e adequar o número de calorias nas atividades realizadas durante o dia são dicas para quem tem o metabolismo acelerado.

7- Trabalhando a seu favor

“Treinos que favoreçam o ganho de massa muscular, aumentam o ritmo metabólico, pois o músculo requer mais energia que o tecido adiposo para funcionar”, diz Janaina. “Fazer o fracionamento das refeições ao longo do dia permite que o organismo gaste mais energia do que a estoque. Sem combustível o corpo precisa economizar energia e isto induz uma queda do metabolismo, o ideal é se alimentar a cada 3 horas”. Alguns alimentos colaboram para acelerar o processo: carboidratos como pães integrais, cereais (aveia, farelo de trigo) ricos em fibras. A digestão de proteínas requer, em média, 25% mais energia do que a dos demais nutrientes. Também existem os alimentos termogênicos: gengibre, pimenta vermelha, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais (brócolis, couve), que apresentam em sua composição ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova). Outro truque: consumir água gelada, porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna.

8- Funcionamento turbinado

Os suplementos alimentares também são essenciais para ajudar a manter as engrenagens do metabolismo funcionando perfeitamente. Para incrementar o anabolismo, Dr. Barakat sugere o uso dos suplementos de Creatina, Óxido Nítrico, Leucina, Arginina e de uma Whey Protein Hidrolisada Isolada. “Utilizar uma proteína de qualidade faz uma diferença gigantesca no resultado final. Para bloquear o catabolismo os suplementos mais indicados por ele são a Glutamina e os BCAAs. Além dos alimentos, existem também os suplementos termogênicos, que aumentam a temperatura do corpo e o gasto de energia.

Fonte: http://www.revistasuplementacao.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário