segunda-feira, 28 de junho de 2010

Por que homens e mulheres não engordam da mesma forma?



Fonte: Revista Época.

A maioria das mulheres está sempre preocupada com o peso e as curvas de seu corpo. Parece uma injustiça da natureza que elas acumulem mais gordura do que homens mesmo comendo menos calorias. Um estudo da Universidade de New South Wales, na Austrália, revelou agora que a razão dessa diferença é uma exclusividade feminina: a possibilidade de engravidar.

Já se sabia que o estrogênio, hormônio que dá as características femininas às mulheres, reduz a habilidade das mulheres de queimar energia depois de comer. Isso causa um maior acúmulo de gordura no corpo — em geral, as mulheres têm entre 6 e 11% mais gordura do que os homens. O que esse novo estudo trouxe de novo é a conclusão de que a razão para essa economia na queima de energia é a preparação para a gravidez.

“A fase de puberdade das meninas e o começo da gravidez – períodos de aumento na taxa de estrogênio - podem ser vistos como momentos de uma estocagem de gordura eficiente, necessária para a fertilidade, o desenvolvimento do feto e a lactação”, diz o professor Anthony O'Sullivan, autor da pesquisa. Para ele, essa nova ideia deve levar a uma revisão nas recomendações dadas às mulheres sobre exercícios físicos para perda de peso e sobre a alimentação das grávidas.

Para o professor O'Sullivan, a capacidade das mulheres de armazenar mais gordura está ligada à evolução da espécie – as reservas podem ter sido necessárias há milhares de anos, quando os alimentos eram mais escassos e a vida exigia mais atividade física –, mas ainda é preciso estudar mais o papel do estrogênio na regulação da gordura no corpo. Isso porque, segundo algumas pesquisas, as mulheres gastam mais calorias do que os homens durante os exercícios físicos e tendem a ingerir menos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário