quarta-feira, 31 de março de 2010

Entenda melhor sobre suplementos!

Os chamados Suplementos Alimentares ou suplementos nutricionais, nada mais são do que as substâncias encontradas nos alimentos, como por exemplo, carboidratos, vitaminas, minerais e proteínas. Os suplementos nutricionais são indicados principalmente para pessoas que praticam atividade física ou para pessoas que estão com deficiências nutricionais. Suplementos Alimentares ou suplementos nutricionais são alimentos especialmente formulados para atender às necessidades alimentares específicas na oferta de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

São apresentados e divididos da seguinte maneira:


PROTEÍCOS

Os Suplementos Alimentares Protéicos são encontrados na forma de pós, líquidos, tabletes, cápsulas e barras, formulados à base de Whey Protein (proteína do soro do leite) ou albumina (encontrada nos ovos) ou soja e aminoácidos (moléculas protéicas). Os Suplementos Alimentares Protéicos melhoram o tônus muscular, rápida recuperação muscular, melhora a imunidade e qualidade das células do organismo.


ENERGÉTICOS


Os Suplementos Alimentares Energéticos são formulados com alimentos ricos em carboidratos, como maltodextrina (extraída do milho), frutose (extraída das frutas), cafeína e extrato de plantas que otimizam o metabolismo do organismo humano. Os Suplementos Alimentares Energéticos aumentam o nível de energia antes, durante e depois dos treinos e garantem energia para atividades físicas intensas.


VITAMINAS E MINERAIS


Composto por um mix de vitamina e sais minerais, presentes naturalmente nos alimentos.
As vitaminas e minerais atuam como antioxidantes no organismo, aumentam a imunidade, equilibram e corrigem as funções do organismo atuando diretamente nas funções metabólicas. Combatem o envelhecimento precoce das células e tecidos causados pelos radicais livres e o cortisol aumentado.

HIPERCALÓRICOS


Os Suplementos Hipercalóricos são desenvolvidos com proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais, com o objetivo de oferecer uma compensação nutricional, com grande volume de calorias, causando um superávit com resultado de ganho de peso corpóreo.

SUBSTITUTOS DE REFEIÇÕES (MRP)

As fórmulas dos Suplementos Alimentares substitutos de refeições são similares à dos Hipercalóricos, com um balanço nutricional que garante em uma dose diária 40% dos nutrientes necessários para a manutenção do organismo. Suplementos Alimentares substitutos de refeições são fortes aliados nas dietas de perda de peso.

A necessidade do consumo de suplementos nutricionais e suas quantidades estão diretamente relacionadas a um hábito alimentar equilibrado e atividade física regular. Muito utilizados também por quem pratica atividade física e também pessoas da terceira idade, pessoas convalescentes e com patologias específicas, por melhorar o aporte nutricional, devido à facilidade digestiva e à quantidade de nutrientes oferecidas nestes produtos.


ERGOGÊNICOS


Desenvolvidos para repor ou fornecer energia durante os treinamentos, os Suplementos Alimentares Ergogênicos, podem promover aumento do desempenho físico além da capacidade fisiológica. Os Suplementos Alimentares Ergogênicos são formulados à base de carboidratos e podem ser consumidos em pó (misturados em água), saches em gel ou barras.


COMPENSADORES

Os Suplementos Alimentares compensadores são consumidos em pós que enriquecem sucos ou leite e são formulados com todos os nutrientes necessários a uma dieta. Os Suplementos Alimentares compensadores acrescentam calorias, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

REPOSITORES

Os Suplementos Alimenatres repositores são utilizados para reposição de nutrientes perdidos. São bebidas esportivas que tem como o objetivo repor água, sais minerais e carboidratos (glicose) de forma mais rápida, evitando a desidratação de uma atividade intensa, por exemplo.

AMINOÁCIDOS


Todas as formas de aminoácidos isolados (parte da proteína) estão excluídos da classificação de suplementos alimentares no Brasil. Sendo que apenas os BCAA’s são permitidos como suplementos.

COMO ESCOLHER O SUPLEMENTO ALIMENTAR IDEAL PRA VOCÊ:

* Antes de iniciar o programa de suplementação, procure um médico ou nutricionista para orientá-lo;

* Associado à suplementação, não se esqueça de manter uma dieta balanceada;

* Dê preferência a suplementos alimenatres com respaldo de pesquisas científicas;

* Verifique se existem informações precisas e claras na embalagem dos suplementos alimentares;

* Qualquer alteração ou desconforto que ocorra em seu organismo durante o período de suplementação deve ser informado ao médico responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário