quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estudos revelam a importância dos BCAA para ganho de massa muscular e resistência


Diversos estudos sobre a suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) nos tem feito perceber a importância desses aminoácidos na performance dos esportistas em geral. Os BCAA podem ser um dos suplementos mais benéficos para atletas de resistência.

Os BCAA são compostos por três aminoácidos: leucina, isoleucina e valina, sendo encontrados principalmente em proteína animal. São considerados essenciais porque o organismo não pode sintetiza-los e devem ser adquiridos por meio da dieta. Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) estão na proporção de 15-20% nas proteínas do músculo. São responsáveis por até 16% do fornecimento de energia para o músculo. Enquanto os demais aminoácidos são metabolizados no fígado, os BCAA são oxidados nos músculos periféricos.

Em mais de 10 anos, observou-se em estudos que os BCAA são utilizados em maior quantidade durante a atividade física. Os BCAA agem como fonte de combustível quando os estoques de glicogênio estão baixos, mantém o balanço de nitrogênio prevenindo o estado de catabolismo ocasionado pelo excesso de treino. Esses aminoácidos são liberados na circulação sangüínea pelo fígado durante a atividade física, atingindo a musculatura exercitada. São metabolizados diretamente nos músculos.
Os BCAA participam do processo de geração de energia nas atividades físicas, principalmente as de longa duração evitando a fadiga central, pois, recentemente descobriu-se que os processos de fadiga podem ter origem periférica e/ou central. Os mecanismos de fadiga periférica estão relacionados com os grupos musculares envolvidos, sendo que esta fadiga pode acontecer pela depleção de fosfágenos (ATP/CP) e de glicogênio muscular. Pesquisas sugerem que completar a dieta do atleta com BCAA ajuda a prevenir a queda do desempenho durante o exercício prolongado.

Estudos demonstraram também a relação entre a suplementação dos BCAA com o aumento do glicogênio muscular, o qual aumentaria a concentração de glicogênio no músculo. A diminuição do transporte de glicose para o interior da célula retarda o consumo de glicogênio muscular e a acidose metabólica, causadores da fadiga. Esses dados enfatizam a importância dos carboidratos associados a uma suplementação de BCAA na dieta para manter um bom nível destes ótimos aminoácidos.

Os BCAA podem reduzir ou limitar o catabolismo protéico. Sua suplementação parece estimular a secreção de insulina, e para isso sugere-se que a síntese de proteína atribuída ao uso do BCAA resulte do efeito da leucina de promover a secreção de insulina que é o ativador do anabolismo direto no processo de síntese de proteínas musculares.

Foi mostrado que os BCAA podem suprimir o uso de outros aminoácidos para geração de energia durante o exercício prolongado, evitando assim o catabolismo protéico durante as atividades extenuantes, e, com isso, preservando a massa muscular e evitando conseqüências indesejáveis.

Outra função importante dos BCAA é a diminuição do tempo de recuperação das micro-lesões resultantes do esforço físico, como também as evita. Com isso, fazendo com que o músculo esteja recuperado mais rapidamente, resulta na melhora da performance e dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário