sexta-feira, 30 de abril de 2010

NO2 - Resistência e força para o músculo.


Aminoácido Arginina é classificado como não essencial, uma vez que pode ser sintetizado no organismo. Entretanto, sua suplementação já vem ocorrendo há muito tempo, o que fez com que alguns autores começassem a considerá-lo como aminoácido condicionalmente essencial. Inicialmente sua utilização como recurso ergogênico estaria relacionada ao fato de que, juntamente com outros aminoácidos (Lisina e Ornitina), auxiliaria na síntese do hormônio do crescimento (GH).
Os suplementos de óxido nítrico são hoje o produto mais vendido em todo o mundo. A razão para este sucesso é devido à sua função potencializadora da massa muscular de maneira impressionante ao aumentar o fluxo sanguíneo, levando mais nutrientes para os músculos e tornando-os maiores e mais densos.
Também já é muito conhecida a função vasoprotetora do NO2, cuja ação está associada à manutenção do tônus vascular, regulação da pres- são sanguínea (experimentos com animais comprovam que inibição do NO2 resulta em um aumento drástico da pressão arterial), prevenção da agregação plaquetária e também a inibição da adesão de monócitos e neutrófilos (células de defesa) ao endotélio vascular que é um complicador importante da aterosclerose.
O processo, conhecido como hemodilatação ou vasodilatação, garante um transporte maior de oxigênio, estimulação da resposta imunológica, produção de energia, crescimento do músculo e equilíbrio da glicose.
O óxido nítrico nada mais é que um gás natural formado de nitrogênio e oxigênio e sua produção ocorre quando o aminoácio L-Arginina é convertido através das enzimas NO-Sintase (c-NOS) e (i-NOS) formando a L-Citrulina. Os suplemento s geradores de Óxido Nítrico (NO2) no corpo foram inventados pelo cientista Ed Byrd que colocou a conhecida Creatina (também formada pelo aminoácido Arginina + Metionina + Glicina).
Antes da descoberta de Ed Byrd, era praticamente impossível manter os níveis de NO2 no organismo. O cientista explica o funcionamento da hemodilatação quando comparada à sua outra descoberta, a creatina. “A creatina causa volumização celular, puxando água para dentro da célula do músculo. Dessa forma, aumenta o tamanho, mas você pode parecer um pouco inchado. Hemodilatadores à base de estimuladores de NO2, por outro lado, criam um tamanho real, forçando mais sangue para os espaços vastos e volumosos entre as células do músculo — e não dentro das células.
Este super-alargamento sanguíneo cria um bombeado permanente. O que é mais importante é que o sangue fica entre as células do músculo e não dentro delas. O músculo fica cheio, duro e bombeado, não inchado”, explica Byrd em um de seus artigos publicados.
Segundo uma pesquisa realizada em 2001, animais alimentados com um inibidor de Óxido Nítrico apresentaram velocidade de corrida reduzida, confirmando os resultados de outro estudo publicado anos antes (1998) que também havia observado que a administração do mesmo inibidor reduziu a capacidade física (consumo máximo de oxigênio, limiar anaeróbico e capacidade aeróbica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário