sexta-feira, 7 de maio de 2010

Hipercalóricos: os shakes que ajudam a ganhar massa muscular


Concentrar em pequenas porções doses elevadas de nutrientes: esse é o segredo dos suplementos conhecidos como Hipercalóricos. Geralmente apresentados em preparos para shakes, são ideais para quem busca aumentar de maneira rápida e saudável o peso corporal. Além disso, suplementos dessa natureza podem, também, melhorar o desempenho durante as atividades físicas e balancear a ingestão de vitaminas e minerais. Nutricionista responsável pelo ADS Laboratório, Alba Valéria Rosenberg Chiozzini, lembra que por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os suplementos dessa natureza devem ser chamados de alimentos compensadores e explica que embora não exista um padrão, algumas substâncias são essenciais na composição do produto. “Sua formulação deve conter obrigatoriamente concentrações determinadas de macronutrientes, como carboidratos, proteínas e lipídios e opcionalmente micronutrientes, como as vitaminas e minerais”.

Cada uma dessas substâncias age de forma específica no organismo humano
e conhecê-las é fundamental para entender como os hipercalóricos funcionam. Os carboidratos, por exemplo, são como uma espécie de combustível usado pelas células para produzir energia para as funções metabólicas. “São classificados em simples e complexos, sendo que os simples fornecem energia imediata ao organismo e os complexos de forma mais lenta e gradual”, distingue Alba Valéria, que reforça ainda ser possível encontrar os dois tipos nos alimentos compensadores.
As proteínas por sua vez, são consideradas as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes para o corpo humano e possuem várias funções. “Proteínas são compostas por aminoácidos ligados entre si. Desempenham funções estruturais em músculos , pele e tendões, funções imunológicas, hormonais, de armazenamento, transporte, coagulação sanguínea, entre outras”, diz a profissional. De acordo com a também nutricionista Mariana Mayme Cau, responsável pelo departamento de Nutrição da Integralmédica, a proteína conhecida como whey protein está entre as mais nobres encontradas em Hipercalóricos. “Ela apresenta melhor valor biológico, melhor absorção e promove o ganho de massa muscular de melhor forma, por isso os suplementos cuja base protéica é whey protein são mais caros”.
Já os lipídios, também conhecidos como gorduras, estão presentes nos ingredientes adicionados na formulação dos preparos, como a proteína do leite, ou também podem ser inseridos de forma intencional para obter a quantidade para atender as necessidades orgânicas. “Poucas pessoas sabem, mas as gorduras desempenham importantes papéis no organismo, além de fornecerem energia ao corpo, também atuam na proteção de órgãos vitais, transportes de algumas vitaminas e hormônios”, desmistifica Alba. As vitaminas e minerais por sua vez, têm a função de otimizar e regular as funções do corpo.
“O uso dos alimentos compensadores varia de acordo com o indivíduo, tipo de atividade desenvolvida, idade, sexo, alimentação. Esses fatores devem ser avaliados pelo médico e ou nutricionista para desenvolver um plano alimentar específico a cada caso”, lembra Alba. “Hoje em dia, muitas academias possuem profissionais nutricionistas aptos a orientar o uso desses produtos, desde que sejam realizadas avaliações físico-nutricionais periódicas e personalizadas para acompanhamento do rendimento e resultados.”
Mariana Cau enfatiza também, que os suplementos dessa natureza sempre precisam estar associados a uma dieta específica, pois sua função é agir como um complemento e não como substituto das refeições. A sugestão da maioria dos fabricantes é de que os shakes sejam ingeridos sempre uma hora antes e depois dos treinos, para poder ser digerido e absorvido pelo organismo. “É importante lembrar ainda que indivíduos com restrições de carboidratos, ou seja, diabéticos, pessoas que se encontram em dieta de emagrecimento ou com displipidemias não devem consumir o produto”.
Efeitos colaterais são registrados apenas em superdosagens ou de alergias aos ingredientes contidos nos produtos. “Nesses casos podem ocorrer desarranjos gastrointestinais devido à sobrecarga protéica e ou lipídica”, pontua Alba.

Como escolher?
De acordo com as profissionais, no momento da escolha e da compra de um hipercalórico é preciso considerar, além do preço, fatores como formulação e procedência. “O consumidor deve observar todos os fatores.
O principal seria a formulação e se as matérias-primas utilizadas são de boa qualidade”, dá a dica Mariana. “Um fator está relacionado ao outro. Marca, procedência, qualidade e idoneidade da empresa devem ser sempre pesquisados”, complementa Alba.
Outra maneira de garantir a qualidade do produto comprado é verificar se ele possui o registro da Anvisa, órgão que regulamenta a produção e comercialização de alimentos para praticantes de atividades físicas . “Todos os produtos devem estar devidamente registrados no Ministério da Saúde através de seu órgão regulador,

Concentração recomendada Carboidratos:
Tem que representar no máximo até 90% da dose do produto e devem ser carboidratos complexos.
Proteínas: Devem conter no mínimo 10% da dose do produto e desta quantidade de proteína 65% deve corresponder a proteínas de alto valor biológico (Whey Protein).
Gorduras: Quando tiver gordura na fórmula, de preferência, devem ser gorduras poliinsaturadas, como por exemplo: os TCMs (triglicerídeos de cadeia média). a Anvisa”, ensina Alba. Além da qualidade e da confiabilidade, a liberação governamental garante ainda que o Hipercalórico está livre de substâncias consideradas ilícitas pelos organizadores de competições esportivas. “Por ser justamente um órgão que atua sob esse aspecto existe uma fiscalização.
Uma vez que substâncias proibidas sejam encontradas pode haver a suspensão das vendas e punição para a empresa que infringiu a lei”, pontua Mariana. É importante destacar ainda que os compensadores alimentares em nada têm a ver com os esteróides anabolizantes conforme define a nutricionista. “Anabolizantes esteróides são substâncias produzidas a partir do hormônio masculino testosterona, são considerados medicamentos e sabidamente possuem vários efeitos colaterais”, diz. “Alimentos compensadores são produtos formulados de forma variada para serem utilizados na adequação de nutrientes da dieta de praticantes de atividade física.”

Curiosidade
Os hipercalóricos se apresentam na forma de shakes, devido à sua finalidade.
Por exemplo, quantas cápsulas seriam necessárias para se obter a quantidade de calorias que o produto fornece? Por isso é mais conveniente apresentá-los em pó.


Receitas


Iogurte de Morango e Banana

Ingredientes
6 colheres de sopa de suplemento hipercalórico sabor morango e banana (aproximadamente 100g)
100ml de leite desnatado gelado
1 pote de iogurte natural (185g)
3 cubos de gelo
Preparo
Bata no liquidificador o suplemento , o leite gelado e o iogurte, e já está pronto para beber.

Vitamina de Baunilha

Ingredientes
300ml de leite desnatado
3 colheres de sopa de suplemento
hipercalórico sabor baunilha
½ maçã
½ mamão papaia
½ banana prata
1 colher de sobremesa cheia
de aveia em flocos
Preparo
Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. Tome em seguida!
Se preferir, acrescente cubos de gelo.

Mousse

Ingredientes
4 scoops (aprox . 120g) de suplemento hipercalórico sabor chocolate
100 g chocolate amargo
1 lata de creme de leite
4 ovos
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 copo de leite
Preparo
Derreta o chocolate amargo e acrescente o creme de leite, bata as gemas com o açúcar mascavo fazendo um creme, misture o leite com suplemento hipercalórico, fazendo um creme grosso. Misture tudo e bata as claras em neve. Quando estiverem bem firmes, acrescente as claras ao creme e deixe gelar por 30 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário